
4 Passos para memorizar um roteiro de evento.
4 Passos para memorizar um roteiro de evento.
CARLA MARGARETH
Você sente que o roteiro te prende ao ponto da sua preocupação ser maior em ler e seguir o texto do que se conectar com a plateia?
Confira esses passos práticos que eu aplico na minha rotina e tenha mais liberdade na hora de apresentar o evento.
Se você é mestre de cerimônias em eventos corporativos, públicos e/ou sociais, sabe que memorizar um roteiro pode ser um desafio. Aliás, é quase impossível, pois cada evento tem suas particularidades, nem sempre recebemos o roteiro com antecedência e há muitas mudanças de última hora. Entretanto, podemos (e devemos!) memorizar a estrutura do roteiro e o conceito do evento através de técnicas eficazes que irão nos ajudar na fluidez da apresentação para que possamos falar com mais segurança e naturalidade.
1. Compreenda o Roteiro Conversando com Ele
O primeiro passo é entender o texto. O que ele quer dizer? Leia o roteiro inteiro uma ou duas vezes, sem anotar nem tentar memorizar. Depois de ler, fale em voz alta o que você entendeu do texto com suas próprias palavras. Responda perguntas, como:
Qual o objetivo ou tema principal?
Quem são os participantes no palco e os convidados?
O que vai acontecer na cerimônia?
Quando você fala em voz alta e verbaliza o texto usando suas próprias palavras, a compreensão é genuína e fica muito mais fácil de memorizar alguma coisa.
2. Divida o Roteiro em Blocos
Todo roteiro segue um mapa que consiste basicamente em: abertura, agradecimentos, agenda do evento, pausas para coffee break ou almoço e encerramento.
Escreva esse mapa num papel, separando o roteiro em parte menores. Isso vai facilitar o aprendizado.
Para cada bloco, escreva em bullet points (tópicos) as partes principais do texto, exemplo:
Abertura: Boas vindas ao evento; Chamar (nome da pessoa) ao palco;

3. Pratique o Mapa do Roteiro em Voz Alta e Com Gestos
Após dividir o roteiro em blocos, criando o mapa dele, você vai treinar em voz alta, improvisando o texto de acordo com os bullet points (tópicos).
Sabemos que diversos eventos exigem que sigamos o roteiro do jeitinho que foi escrito, outros já permitem que usemos a narrativa escrita como um guia para falarmos da nossa forma.
O objetivo em praticar o mapa em voz alta improvisando com os tópicos é te dar mais segurança em não olhar tanto para o texto. Isso vai reforçar a memorização.
4. Simule o Evento
Se possível, ensaie em um ambiente semelhante ao do evento, usando microfone e movimentando-se como se estivesse no palco. Isso ajudará a fixar não apenas o texto, mas também a sua postura e entonação.

CONCLUSÃO
Quando a gente lê um roteiro com a única intenção de memorizar o texto, é bem possível que a gente fique preso à forma. O importante é relacionar as informações. Escrever à mão envolve vários circuitos neuronais, que possuem efeitos diretos na memória recente, que é a gravação imediata de uma informação, e na memória secundária, que é uma gravação mais definitiva.
Estudar o texto com antecedência, praticando a narrativa em voz alta ajuda na compreensão. Quando a gente compreende algo, fica muito mais fácil de memorizar e de se adaptar a possíveis mudanças.
Usando as estratégias certas, você pode conduzir qualquer cerimônia com confiança e profissionalismo. Utilize essas dicas, adapte-as ao seu estilo e brilhe no palco!
Gostou do artigo? Compartilhe com outros mestres de cerimônias e continue aprimorando suas habilidades!