Mestre de Cerimônias x Cerimonialista x Apresentador

 

 

O segundo episódio da série "Descomplicando o Cerimonial" é dedicado aos tipos de cerimônias e, consequentemente, seus apresentadores. No final deste artigo, você encontra o link pra assistir o vídeo na íntegra! Mestre de Cerimônias ou Cerimonialista? Quantas vezes nós já fomos confundidos com essa nomenclatura, não é mesmo?

 

Precisamos entender: cada evento pede um tipo de MC e cada cerimônia, uma equipe dedicada à realização... E, principalmente: Mestre de Cerimônias não é Cerimonialista! São dois profissionais diferentes, que se complementam no evento!

O papel do Cerimonialista é organizar a cerimônia solene, seguindo os protocolos, ordem de precedência, posicionamento das bandeiras, ordem de entrada e saída das autoridades e convidados especiais do evento... Este profissional é essencial para que a cerimônia aconteça do jeito que foi planejada. O cerimonialista, juntamente com sua equipe, têm a visão macro do evento. Ele atua em eventos públicos, privados, formaturas e/ou casamentos.

 

Já o Mestre de Cerimônias é o orador do evento. Ele é quem vai conduzir a cerimônia, de acordo com o objetivo do evento e no tom que o cliente quer, sempre com clareza, elegância e seguindo os protocolos que a cerimônia exige. Para saber mais sobre a atuação do MC, veja o EP 01, com o link aqui: https://www.youtube.com/watch?v=XYb3c...

 

E a diferença entre Mestre de Cerimônias e A presentador é bem simples e sutil. É basicamente uma questão de nomenclatura, de acordo com o tipo do evento a ser realizado. Ambos são oradores e conduzem a cerimônia, porém, quando o contratante pede um MC, geralmente ele espera um orador mais formal, sua entrada será pontual apenas ligando os "pontos" entre as autoridades, discursos e/ou palestras.

 

Quando falamos em apresentador, geralmente é aquele profissional mais engajado, animado, com energia e presente o tempo todo no palco. Existe uma performance durante a cerimônia, e cada apresentador tem sua característica especial para conduzir o evento!

E, por fim, há também o celebrante, o profissional dedicado a realizar casamentos. Com muita simpatia, sensibilidade e amor no coração, ele escreve um roteiro personalizado de acordo com a história dos noivos e celebra simbolicamente esta união durante a cerimônia. E acreditem: muitos contratantes também confundem o celebrante com o cerimonialista. O universo do celebrante de casamento é lindo e incrível, e merece também um episódio dedicado só pra ele.

 

Agora que você já sabe a diferença, é só escolher o profissional de acordo com o que você deseja e arrasar no seu evento! Assista ao vídeo aqui embaixo!